Publicado por: claudio | março 30, 2012

Puzzle (?) # 2 – Como o atravessador faz a alegria de todos

Vamos falar dos “atravessadores”. Todo aluno de Economia ouve de seu professor que um este “atravessador” (ou “especulador”) nada mais faz do que aumentar o bem-estar. Isto está correto. Mas será que você realmente entendeu o argumento?

Pense em termos simples, com um produto de oferta perfeitamente inelástica e uma demanda que não muda de um ano para o outro (seja esperto: use curvas lineares). Digamos que o produto é o café.

Verdadeiro ou falso: Se a colheita de café para 2013 está prevista como menor do que a de 2012, o atravessador que compra o café agora para vender em 2013 com um lucro, digamos, “obsceno”, cumpre uma tarefa socialmente desejável.

Para este puzzle, basta saber um pouco de oferta, demanda e conceitos relacionados (não preciso dizer quais, né, espertinho?). Desta vez, a resposta deve vir até às 14:00 h de amanhã (sexta, 30/03/2012).

Vou deixar a participação em aberto para todos os alunos das minhas quatro disciplinas. Entretanto, esta vale apenas 0.5 pontos extras (meio ponto).

Note que, neste puzzle, a resposta não é tão especulativa (eu especifiquei mais os itens do problema). Portanto, sim, este problema envolve um pouco mais de precisão.

 


Respostas

  1. Verdadeiro. Se o atravessador compra o café em 2012 e vende em 2013, compensando uma safra baixa, ele gerou um aumento do excedente total, que seria menor se a quantidade negociada no mercado em 2013 fosse a da safra de 2013 (dado a hipótese de ceteris paribus da demanda por café).

    Do ponto de vista distributivo, o especulador exerceu seu poder de mercado para aumentar seu próprio excedente, o que gera uma desigualdade de renda. Porém, do ponto de vista social, existem mais ganhos de troca, o que reflete uma situação Pareto-superior à situação em que a quantidade negociada seria a colhida em 2013 (já que, no caso da oferta ser completamente inelástica, a quantidade não determina o preço).

  2. Verdadeiro, conforme já descrito e pontuado pelo Uriel. Só gostaria de adicionar que não existe tal coisa como lucro “obsceno” visto que o “atravessador” assumiu o risco de a safra de café posterior ser maior do que se espera e perder sua aposta, portanto, o mesmo será remunerado de maneira adequada, supondo não haver qualquer tipo de manipulação do mercado.


Deixe um comentário

Categorias