Publicado por: claudio | março 30, 2012

Puzzles?

Quais os incentivos de se investir tempo para bolar/refazer/(re)pensar “puzzles” para os leitores? 

Esta é um “puzzle” para o qual não tenho resposta… Será que, mesmo sem valer pontos, temos uma resposta?

Anúncios

Responses

  1. O professor Handam, esses dias falou a respeito dos puzzles matemáticos de Fermat,segundo o professor, eles eram publicados em um jornal, as pessoas enviavam cartas para o mesmo contendo as soluções(ou tentativas) dos problemas, acredito que o incentivo seria parecido com o dele(matemático “nas horas livres”).
    Como o blog tem um conteúdo elaborado a priori, para os alunos de economia, o ponto-extra, os incentiva a ter maior envolvimento com o curso e portanto com sua respectiva profissão.
    O que não quer dizer que os mesmos alunos já não tenham incentivos suficientes para tentam resolver os enigmas, o que irá valer é o seu custo de oportunidade para tentar resolve-los, o ponto-extra tem por objetivo subsidiar parte deste custo.

  2. Professor, essa é fácil, o Sr. faz isso por amor aos alunos, ser professor de Economia é padecer num ambiente de concorrência perfeita, imposto lump-sum, mercados completos, simetria informacional, séries estacionárias, baixa inflação e desemprego, ou seja, o paraíso. É, não sei o que um economista iria fazer nesse paraíso…

    Brincadeiras à parte, acredito que esses puzzles são uma ótima maneira de se exercitar o raciocínio econômico, não têm o caráter “hostíl” de uma questão de prova, mas incentivam o pensamento criativo de forma semelhante, logo, são prazerosos e estimulam a discussão econômica dos alunos, que é o que todo bom professor procura. Todavia, é difícil, e pouco provável, que todos os alunos de todas as turmas se interessem, o que seria ótimo, mas no caminho vai ficando claro quem são os mais ou menos interessados, ainda que não seja regra que todo aluno interessado apareça por aqui, cada um com sua maneira de fazer as coisas.

    É isso, invista “tempo para bolar/refazer/(re)pensar “puzzles” para os leitores” que o retorno virá na forma de discussões cada vez melhores e consequentemente graduandos cada vez mais afiados! É claro, aqueles que participarem!
    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: