Publicado por: claudio | junho 10, 2012

História do Brasil – Washington durante a Grande Depressão e seu café

O ano: 1929. O evento: colapso da Bolsa de Nova Iorque. A crise de 1929 transforma-se na chamada “Grande Depressão”. Seus efeitos se espalham pelo mundo e atingem o Brasil que, segundo alguns, já estava em crise desde 1928.

Diante desta nova má notícia, o presidente Washington Luís (deliciosa ironia da história o sujeito se chamar Washington?), que, até então, dizia que o apoio do governo federal ao setor cafeeiro era importante, muda de idéia. Antes, um defensor da idéia de que a demanda mundial de café era inelástica, o que justificava sua intervenção, agora dizia que a retirada do apoio deixaria o preço do café cair, aumentando as receitas de exportação do produto.

Não vale mais pontos, mas é um puzzle  interessante de ser analisado por meio das simples “oferta” e “demanda”. Suponha que boa parte da oferta mundial do café é preenchida pelo fornecimento tupiniquim e siga em frente. É um exercício simples, mas muito interessante, principalmente para quem já viu um pouco de história do Brasil.

Anúncios

Responses

  1. […] Divulgado aqui. Para quem gosta de história econômica, é um bom (e simples) exercício. Share this:FacebookPrintTwitterGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post.   […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: