Publicado por: claudio | maio 13, 2012

Exemplo 1.349.981,04 de que você deveria levar a sério o que estuda

Sempre há aquele que diz que não se aplica nada do que ele aprende no curso de Ciências Econômicas. Claro, Economia não é Engenharia, Medicina ou Contabilidade, mas tem lá sua parte aplicada. Aliás, ela só existe porque queremos aplicá-la em algum problema real.

Dito o óbvio pela n-ésima vez, eis aqui um exemplo, usando econometria.

Se o Banco Central da Suécia e sua política monetária não são exemplos de economia aplicada, então alguém deveria ir pentear macacos (e não sou eu).

p.s. até os chorões que reclamam de equações em diferenças vão ter que se preparar para uma grande chinelada…

Anúncios

Responses

  1. Um dos melhores exercícios mentais que eu fiz até hoje enquanto estudante de graduação foi o de tentar imaginar nossos dia a dia sem a Economia. Acredito que da mesma forma que ocorre com as outras ciências, a Economia não se desprende da realidade humana e se sustenta por si só. O que um homem século 16 seria capaz de fazer uma vez apresentado às três leis de Newton? Ou, para ser mais prático, o que faria ele com cartão de crédito? Talvez alguma parte da Economia seja abstrata demais nesse instante da história para a maioria das pessoas, como foi a nanotecnologia tempos atrás, mas isso não deveria ser fonte de ceticismo. Acredito ser mais uma vantagem do que uma desvantagem ser estudante de uma ciência “tão” nova e robusta. Estamos aprendendo a enxergar nossa realidade de uma forma mais proveitosa, e ao longo desse caminho transformando abstrações em conceitos operacionalizáveis. Não acredito que teríamos acesso a tantos bens e serviços – e, consequentemente, a uma qualidade de vida tão superior a do passado – se alguns economistas não tivessem ficado dentro de suas salas de estudo e bibliotecas se esforçando para abstrair essa realidade aparentemente complexa em busca de formas melhores de se gerir esses tais “recursos limitados”.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: