Publicado por: claudio | março 7, 2012

Lista de Análise Microeconômica III (Primeiro Trabalho)

Data de entrega: 15/03/2012

Parte I

1.a) Em http://www.anpec.org.br, veja os exames da Anpec. Justifique algebricamente os itens da questão 1 da prova de 2012, sejam eles verdadeiros ou falsos.

1.b) Considere a função de utilidade CES dada por U(x, y) = (x^a)/a + (y^a)/a . Mostre que as condições de primeira ordem para a maximização de utilidade sujeita a restrição é tal que a escolha do consumidor seja feita na seguinte proporção: (x/y) = (px / py)^(1/(a-1)). Encontre as funções de demanda. É correto dizer que se a = 0, então este resultado é similar ao encontrado quando da maximização condicionada de uma função de utilidade Cobb-Douglas? Explique algebricamente e em palavras.

1.c) Suponha que exista um nível de subsistência para x que chamaremos de “a”. Para y também existe um nível de subsistência, que chamaremos de b. A função de utilidade do consumidor é, portanto, dada por U(x, y) = [(x – a)^alfa]*[(y – b) ^beta]. Suponha que alfa = 1 – beta. Encontre as funções de demanda.

Nota: px = preço de x, py = preço de y, a = parâmetro. O símbolo ” ^ ” significa “elevado”. O símbolo ” * ” significa “multiplicação.

Parte II

Apostila:

Cap.3 – ex.3, ex.9, ex.10.

Cap.4 – ex.1, ex.6, ex.10.

Cap.5 – ex.1, ex.17, ex.18

Cap. 5 e Cap.6  – ex.5, ex.6, ex.12.

Entrega por escrito, individual, na data. Em caso de dúvida sobre as regras dos trabalhos desta disciplina, veja as regras publicadas recentemente na Intranet.


Deixe um comentário

Categorias