Publicado por: claudio | março 7, 2012

Lista de Análise Microeconômica III (Primeiro Trabalho)

Data de entrega: 15/03/2012

Parte I

1.a) Em http://www.anpec.org.br, veja os exames da Anpec. Justifique algebricamente os itens da questão 1 da prova de 2012, sejam eles verdadeiros ou falsos.

1.b) Considere a função de utilidade CES dada por U(x, y) = (x^a)/a + (y^a)/a . Mostre que as condições de primeira ordem para a maximização de utilidade sujeita a restrição é tal que a escolha do consumidor seja feita na seguinte proporção: (x/y) = (px / py)^(1/(a-1)). Encontre as funções de demanda. É correto dizer que se a = 0, então este resultado é similar ao encontrado quando da maximização condicionada de uma função de utilidade Cobb-Douglas? Explique algebricamente e em palavras.

1.c) Suponha que exista um nível de subsistência para x que chamaremos de “a”. Para y também existe um nível de subsistência, que chamaremos de b. A função de utilidade do consumidor é, portanto, dada por U(x, y) = [(x – a)^alfa]*[(y – b) ^beta]. Suponha que alfa = 1 – beta. Encontre as funções de demanda.

Nota: px = preço de x, py = preço de y, a = parâmetro. O símbolo ” ^ ” significa “elevado”. O símbolo ” * ” significa “multiplicação.

Parte II

Apostila:

Cap.3 – ex.3, ex.9, ex.10.

Cap.4 – ex.1, ex.6, ex.10.

Cap.5 – ex.1, ex.17, ex.18

Cap. 5 e Cap.6  – ex.5, ex.6, ex.12.

Entrega por escrito, individual, na data. Em caso de dúvida sobre as regras dos trabalhos desta disciplina, veja as regras publicadas recentemente na Intranet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: