Publicado por: claudio | junho 15, 2010

Externalidades em qualquer lugar?

Proponho uma viagem no tempo.

“Em 1947, os gibis se transformaram em prioridade para a vereadora carioca Lia Correia Dutra. [Ela] (…) [c]hamou a atenção (…) para o quanto eram perigosas as revistas vendidas ‘com fins lucrativos e para enriquecimento de seus proprietários, sem ter nenhuma finalidade educativa’”. [A guerra dos gibis, Gonçalo Junior, Companhia das Letras, 2004]

Alguém já argumentou comigo que há uma externalidade gerada pelas revistas em quadrinhos que justificariam alguma intervenção governamental embora, obviamente, meu interlocutor não fosse um entusiasta da censura e nem socialista, como a vereadorea Lia Correia (seu discurso contra o lucro não afugentaria um socialista, pelo contrário…).

Pois bem, pela definição de externalidade não é difícil encontrar transbordamentos de ações de alguns sobre outros e assim por diante. Mas enquanto alguém pode facilmente medir a externalidade da poluição, é difícil medir a externalidade gerada por um papo ruim, certo? Pois se a mensuração das externalidades negativas e positivas é que importam para o estabelecimento de políticas públicas no mundo real, então que fique claro: uma coisa é o exercício simples, até ingênuo, de livro-texto, em que a externalidade é medida rapidamente (o Túlio me perguntou algo assim, um dia e eis uma discussão que mostra o quão complicado isto pode ser). Outro, bem diferente, é o mundo real.

Logo, alguém defenderia a censura ao Tio Patinhas ou à Turma da Mônica por conta de externalidades que sequer consegue mensurar? Só se pensasse em política pública como um capricho pessoal, privado. Ou fosse ignorante. Ou ambos. Não é difícil ver a diversidade de resultados aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: