Publicado por: claudio | junho 6, 2010

Um lembrete sobre oferta e demanda

Outro dia eu reparei em algo engraçado nos livros-texto de economia. Por exemplo, digamos que tenhamos uma oferta e uma demanda sendo esta última a demanda individual. Considere que o consumidor tenha esta demanda: Q(P) = a – bP. Se aparecer outro consumidor igual a ele, então a nova demanda será a soma das demandas individuais, certo? Se os dois consumidores são idênticos em termos da função e dos parâmetros, então o aumento no número de consumidores gera um deslocamento paralelo da curva de demanda, como dizem, geralmente, os livros. Já o mesmo não ocorre se você tem a mesma forma funcional, mas parâmetros distintos. O deslocamento não pode ser paralelo.

Do lado da oferta, ocorre exatamente o mesmo. Isto torna o problema de competição perfeita, por exemplo, algo extremamente trivial, já que a tecnologia idêntica realmente tem que significar que não apenas a função de custo é similar, mas também os valores de seus parâmetros.

Em resumo, há um deslocamento da oferta (da demanda) quando há um aumento no número de firmas (consumidores), mas nem sempre ele será paralelo. Detalhe bobo, mas importante se você é um iniciante na área e não quer deixar passar detalhes importantes.

Faça o exemplo em uma planilha. O meu, para a demanda, envolveu dois consumidores idênticos, com a = 10 e b = 0.5 e é fácil ver que, para cada nível de preço, a demanda de mercado praticamente duplica. Já quando o segundo consumidor tinha a = 12 e b = 2, a demanda de mercado (, obviamente, ) não será gerada por um deslocamento paralelo.

Por isso, claro, os bons livros falam apenas de deslocamento para “a direita” ou para “a esquerda”. Mas é bom tomar cuidado com os gráficos dos livros. Se os gráficos se deslocam paralelamente, então o caso em estudo corresponde ao de consumidores (firmas) idênticos (as).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: