Publicado por: claudio | maio 14, 2010

Corrigir externalidades? Bens públicos?

Nosso livro-texto ensina que, se existe um papel para o governo na vida social, este passa pela educação (básica, principalmente), saúde (mínima) e defesa nacional.

O último item, claro, é um exemplo clássico de todo livro-texto para um bem público…o que não quer dizer que a oferta de defesa nacional seja feita de uma única forma, nem que exista apenas uma forma eficiente de fazê-lo.

Neste estudo, dois economistas encontraram o seguinte resultado: o alistamento militar obrigatório argentino (leia-se: sob incentivos institucionais específicos daquele país) tem dois efeitos indesejáveis. O primeiro é aumentar a probabilidade de que o sujeito desenvolva uma carreira no mundo do crime. O segundo é, talvez como resultado do primeiro, diminuir as chances de se conseguir um emprego.

Se há algum aluno meu de economia que passa por este blog de vez em quando – usando sabiamente a internet para seu próprio aprendizado – eis um recado útil: aprender o conceito no livro-texto é 10% do que você precisa para ir bem em uma avaliação. Vocêprecisa ainda enteder o conceito, suas limitações, seu significado, sua contextualização e, claro, deve ser capaz de se perguntar sobre a sua realidade de forma sofisticada (ou seja, após aprender o conceito, usá-lo para entender o mundo em que vive, ou mesmo o mundo em que quer viver).

Simples não é. Mas não se acerta uma cesta sem errar algumas antes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: